Descubra Santo Antônio da Alegria
CANTO PARA AS ALMAS

O Canto das Almas, assim como é chamado, é uma tradição de carater religioso que acontece há muitos anos em nosso município. Acredita-se que a tradição do canto às almas tenha se iniciado desde os tempos do nascimento de Jesus Cristo. Em nossa região é uma das cantigas mais antigas que existe.
Orações para as Almas na sexta-feira santa em Santo Antônio da Alegria
O Canto das Almas acontece durante os 45 dias de Quaresma em homenagem ao sofrimento de Jesus, durante esse período o grupo dos "Irmãos Paiva" (integrantes que também participam das Congada e Folias de Reis no município) visitam algumas casas da cidade e da zona rural, realizando orações para as almas dos membros das familias da casa visitada. Reza-se também para as almas do purgatório, para o anjo da guarda e para os próprio oradores.

A Cantiga é feita somente no período da Quaresma e na Sexta-Feira Santa, ocorre a "Entrega para as Almas", ritual cujo todas as orações feitas anteriormente são entregues para as almas no cemitério.
Orações para as Almas na sexta-feira santa em Santo Antônio da Alegria
TRECHO DE ORAÇÃO
"Senhora Sant`ana na beira do rio
Lavando os baninhos do seu bento filho
Senhora lavava, São josé estendia
Menino chorava do frio que fazia."

INTRUMENTOS UTILIZADOS NA ORAÇÃO
São três os instrumentos principais utilizados na cantoria, sendo eles:
O Currupio, a Matraca e o Berra Boi.
Tais instrumentos antigamente tinham a finalidade de acordar as pessoas, para que pudessem receber os cantos em suas casas.
Ciclistas em Passeio Ciclistico de Santo Antônio da Alegria
Na imagem acima está o instrumento "Currupio". Curiosidade: O mesmo tem a finalidade de acordar os moradores das casas que iam receber a visita; ele não pode ser utilizado dentro do cemitério, pois não há ninguém a ser acordado.

AS ORAÇÕES
Nas casas são rezados um Pai Nosso e um Ave-Maria, tanto o grupo ora, quanto os proprietários do local, as orações são realizadas três vezes.
No cemitério é cantado uma canção e em seguida rezado um Pai Nosso e um Ave Maria. Para cada oração que se cante, se reza um Pai Nosso e uma Ave-Maria.

VESTIMENTOS
Os vestimentos dos membros que cantam para as almas é branco, em simbologia as Almas. Segundo crenças antigas, diziam que quando estavam sendo realizadas as orações, quem olhasse para trás veria as almas e vultos brancos.Atualmente a veste branco é pouco usada.
Integrantes da reza das almas, com suas vestes branco em Santo Antônio da Alegria

Conheça um pouco da tradição do "Canto para as Almas" no vídeo abaixo. Assista!






SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Desenvolvido por:
Maicon Maia | Web Designer
(16) 9.8163-2036
2013 - 2018 © Todos os direitos reservados.