Descubra Santo Antônio da Alegria
F esta de Santos Reis

A festa de Santos Reis é a maior (em questão de dias) festa folclórica que aqui acontece. Ela se inicia no dia 01 de Janeiro e se extende até o dia 06 de Janeiro, uma semana depois, por volta do dia 15, ocorre o encontro de todas as companhias na Praça do Rosário; a Tradição ocorre todos os anos.


As folias de Reis como assim são chamadas, são grupos formados por homens, mulheres e até crianças, que saem e seguem de casa em casa, cantando as lendas e louvando o Menino Deus. A Folia leva junto de si uma bandeira, onde se encontra estampada a imagem dos três Reis, que é protegida por membros do grupo, disfarçados de palhaços.

Às companhias de Santos Reis são servidas refeições durante esta primeira semana do mês, geralmente por pessoas que cumprem promessas. Caminham o dia inteiro, passando de casa em casa até chegar ao local onde irão almoçar ou jantar.

A "marcha" ocorre tanto na cidade, como na Zona Rural do Municipio. Dezenas e em alguns casos até centenas de pessoas os acompanham até o ponto de chegada (Casa do Festeiro) para o famoso almoço de Reis ou a famosa Janta de Reis. À noite, após o jantar, depois de agradecer a comida com cantorias, pousa no local, pelo menos um membro, "um folião", onde está repousando a bandeira naquela casa.

"No dia 06 de Janeiro a bandeira chega ao fim de sua jornada, na casa do festeiro do ano. Outro banquete é servido e logo depois doces, roscas e biscoitos, tudo numa mesa comprida e farta."
Saiba mais na página "Festa do Doce".

Instrumentos
Os Instrumentos utilizados pelas companhias são: Uma viola, um violão, um cavaquinho, uma sanfona, um violino, um bumbo, um reco-reco e um pandeiro.

A tradição
"À tarde do dia da chegada daquela bandeira são providenciadas na frente da residência, três arcos de folhas de bambu ou de folhas de palmeira, enfeitados com flores; de um arco ao outro é amarrado um barbante onde são coladas bandeirinhas de papel colorido, dando passagem somente à folia, o povo ao redor vai acompanhando e ouvindo atentamente os versos alusivos aos Santos Reis, ao Menino Jesus, a Maria e a José, com vivas, fogos e rojões entoando lindos cânticos, um verdadeiro coral.

Chegando ao presépio, o "ponto alto", os "palhaços" tiram as máscaras, caminham de joelhos, declamando versos sobre os Reis Magos: Baltazar, Belquior e Gaspar e o Menino Deus reclinado na Manjedoura; junto estão as imagens: Maria, José, Anjo da Guarda, pastor e todos os animais: vaca, camelo, ovelhas, galo, etc."

A Festa de Santos Reis na cidade
A Festa na cidade se inicia na Sexta-Feira (por volta do dia 13,14 ou 15) seguinte ao dia 06 de Janeiro e vai até o Domingo. A Infra-Estrutura da Festa é semelhante a da Festa do Congo, só que em frente a Igreja do Rosário há um barracão com vários assentos para quem irá assistir as apresentações, ao invés da Arquibancada. Sendo o mês de Janeiro um tanto chuvoso, o barracão é essencial para quem deseja assistir tranquilamente e sem se preocupar em correr das chuvas de tal época.


Direitos de Imagem
Todas as imagens aqui contidas são de propriedade do site Descubra Santo Antônio da Alegria; do Comércio que anúncia sua marca e produto; e da Casa da Cultura Pedro Santiago Chocair. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização dos administradores do site, estando sujeito à penalidades da lei.


DESCUBRASANTOANTONIODAALEGRIA.COM - Versão 2.0 - 2015
© Todos os direitos reservados