Descubra Santo Antônio da Alegria
FESTA DO PADROEIRO


O dia 13 de junho é o dia em que Santo Antônio da Alegria completa mais um ano de emancipação política e é também o dia de Santo Antônio de Pádua (Santo Casamenteiro), padroeiro do município. Como de costume, em toda data de aniversário tem festa e aqui não poderia ser diferente. A cidade amanhece com uma alvorada de fogos e ao longo do dia há diversas atividades, dentre elas o "Casamento Comunitário", no qual acontecem cerimônias simultâneamente para os casais que não tem acesso a união em cartório e festa.

O grande ápice das comemorações de aniversário, acontece no período da noite, logo após o fim da celebração da missa. A população se reúne na Praça da Igreja Matriz para ver a benção dos alimentos que serão servidos gratuitamente a todos os presentes. Como de costume em cidades pequenas do interior, as quitandas (bolo, broa, pau-a-pique, biscoitos, roscas e outros) tem grande apreço dos alegrienses, pois além do sabor tipicamente caseiro, também remetem a lembrança de uma época em que muitos moravam nas roças do município.
Fogos em comemoração ao padroeiro de Santo Antônio da Alegria
Alguns alimentos são dispostos sobre uma mesa, chamada pela população de "Mesa da Fartura", no qual ficam ali para o público pegar. Tendas também são distribuidas nos arredores da praça, para que a distribuição fique mais organizada. Além das comidas, também tem leite quente e quentão, ambos ótimas companhias para a noite gelada desta época do ano.

A tradição sempre chamou a atenção da mídia regional, tanto é que a EPTV (filiada da Rede Globo) quase todos os anos faz a cobertura ao vivo da festa. Moradores de cidades vizinhas, como Itamogi (MG) e Altinópolis (SP) também costumam vir prestigiar o evento.

A noite segue embalada ao som de duplas sertanejas que animam os alegrienses e visitantes. E você? Ficou curioso para conhecer esta tradição local? Então venha participar da Festa do Padroeiro este ano com a gente!
População prestigiando o aniversário da cidade
Quitandas sendo distribuidas a população presente
Leite sendo distribuido
População prestigiando o aniversário da cidade





SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Desenvolvido por:
Maicon Maia | Web Designer
(16) 9.8163-2036
2013 - 2018 © Todos os direitos reservados.