Descubra Santo Antônio da Alegria
Notícias
Santo Antônio da Alegria está entre os 140 municípios, classificados como Município de Interesse Turístico (M.I.T.) e receberá verba para investimento na infraestrutura turística local.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na última terça-feira (16/05/2017), proposta de autoria conjunta dos deputados, classificando os municípios de Agudos, Guararema, Iacanga, Barretos, Santo Antônio da Alegria e Sales como Município de Interesse Turístico (M.I.T.).

O projeto garante a cada cidade uma verba no valor de R$ 650.000,00 (Seiscentos e Cinquenta Mil Reais) por ano, para investimento na infraestrutura turística da cidade. A proposta, visa criar 140 municípios de interesse turístico (M.I.T.) no estado de São Paulo, além das 70 estâncias já existentes.





O feito é um importante passo para o desenvolvimento do turismo na cidade, que está em alta desde o ano de 2013, quando iniciativas privadas e o poder público começaram a unir forças para a execução desta importante tarefa.


CONHEÇA E ENTENDA TODO O PROCESSO QUE FEZ SANTO A. DA ALEGRIA SE TORNAR M.I.T.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O município de Santo Antônio da Alegria possuí parte do relevo característico do estado de Minas Gerais (MG), composto por belas serras e cachoeiras, que tornam o local visualmente fascinante a quem aqui mora e aos que por aqui passam. Parte da cultura local tem foco nas atividades folclóricas, que são centenárias em nossa cidade e foram tragas e aprimoradas por famílias tradicionais. Neste aspecto destacamos as Festas de Congo, Folias de Santos Reis e o Canto para as Almas.

Santo Antônio teve por anos o folclore como principal atração de turistas para o município e em seguida estavam as cachoeiras, que atraíam moradores de cidades vizinhas em épocas sazonais de muito calor.

A infraestrutura local para recepcionar turistas foi simples por muitos anos e atualmente ainda continua básica, com carência no ramo hoteleiro e falta de flexibilidade dos restaurantes no atendimento aos domingos.

PASSOS PARA A CONQUISTA

2001 – É criado o COMTUR (Conselho Municipal do Turismo)

O Comtur foi criado pela Lei nº 1313, de 11 de Abril de 2002, aprovada pela câmara municipal e sancionada pelo prefeito da época (João Baptista Mateus de Lima). A composição do conselho ficou assim definida: Presidente, Vice-Presidente, Secretário Adjunto, Membros da Iniciativa Privada, Produtores Rurais e Representantes do Poder Público.

2008 – É inaugurado o Parque Ecológico



No final do ano de 2008 é inaugurado o Parque Ecológico José Jorge Felício. Considerado o cartão postal da cidade, o local viria a atrair diversos turistas anos mais tarde, durante a realização de grandes eventos.


2013




Junho/ 2013: Saindo totalmente do ramo de eventos folclóricos (Congo e Santos Reis) e agropecuários (Expoasa), em junho de 2013 acontece o 1º Encontro de Carros Antigos de Santo Antônio da Alegria. O evento trouxe um enorme números de turistas para a cidade, sendo sucesso absoluto e movimentando a economia local (Postos de Combustível, Restaurantes e Bares) em uma única tarde de domingo.

Setembro/2013: Acontece o 1º Encontro de Motociclistas, evento pioneiro na cidade que atraiu visitantes de todo o estado de São Paulo que até aqui vieram para exibir suas belas motos e assistir as performances da equipe de manobras radicais.

Novembro-Dezembro/2013: A equipe da produção do programa “Bem Estar” da Rede Globo esteve na cidade em novembro para gravar matéria especial cujo tema foi: “Alegria”. Posteriormente em Dezembro os apresentadores Fernando Rocha e Flávia Freire acompanhados dos Doutores que compõe o programa, gravaram a primeira edição ao ar livre do “Bem Estar”.



2014

Janeiro/2014: No dia 01 de janeiro de 2014, Santo Antônio da Alegria foi foco em rede internacional (via Globo), durante os pouco mais de 35 minutos do Programa “Bem Estar”, que exibiu as belezas e potenciais do município, além claro de exaltar a qualidade de vida de seus moradores.



Fevereiro/2014 No dia 28 de Fevereiro de 2014 o Conselho Municipal do Turismo se torna ativo, desde sua criação em 2001 (estando inativo pelo período de 13 anos). A diretoria e os membros do conselho são definidos em uma reunião com mais de 50 empresários da cidade. A assembléia foi conduzida pelo consultor de turismo Manoel Pedro Leal.

Março/2014: O presidente do COMTUR (Robinson C. de Paula) apresenta a proposta de transformar a Rua João Batista de Paiva em “Rua da Gastronomia”. Com auxílio e sugestões dos conselheiros a ideia foi documentada, porém até o presente ano (2017) não foi executado.




Junho-Julho-Agosto-Setembro/2014: As primeiras ações são executadas pelo COMTUR por meio de arrecadação de dinheiro com a venda de pastéis durante o Segundo Encontro de Carros Antigos. O conselho destina a quantia para a confecção de panfletos conscientizando a população sobre a importância do turismo; cria o 1º Folder Turístico da cidade; instala placas de avisos e alertas na Cachoeira do Deosdédi.


2015



Julho/2015: A Associação de Voo Livre Ilha do Ar realiza o 1º Campeonato Paulista de Paraglider na serra da Lajinha. O campeonato foi destaque em matéria realizada pelo jornal da EPTV e aumentou a representatividade do esporte praticado em Santo Antônio da Alegria para toda a região. Atualmente a prática do voo livre, tem sido a maior atração turística do município, trazendo voadores e turistas quase todos os finais de semana, durante os 12 meses do ano.


2016

Janeiro/2016: As serras, cachoeiras e estradas da zona rural, abrem as portas para uma nova modalidade de esporte radical ainda não explorada em Santo Antônio. Em janeiro de 2016 ocorre o primeiro encontro de ciclistas de diversas cidades da região, que pedalam por mais de 20 km pelas trilhas e belas paisagens do município. O evento foi sucesso e se repetiu em Agosto do mesmo ano. Atualmente a cidade se tornou ponto de encontro de ciclistas aos finais de semana e fez surgir grupos locais para a prática do esporte.

Agosto/2016 No dia 03 de Agosto de 2016, o prefeito de Santo Antônio da Alegria (Ricardo da Silva Sobrinho) acompanhado do Presidente do Comtur (Rodrigo Castro) e do Secretário de Turismo (José Mateus Rondi) na época, entregaram ao Deputado Rafael Silva o Plano Diretor de Turismo e demais documentos (Projeto de Lei do Plano Diretor de Turismo, Atas do COMTUR, Lei do COMTUR, Comprovação de estutura administrativa do setor de turismo, Centro de Atendimento ao Turista e o Plano de Demanda Turística) necessários para que o município pudesse se tornar M.I.T. Vale dizer que o Deputado Estadual Rafael Silva foi o autor do projeto de lei que fez Santo Antônio se tornar M.I.T.





2017

Todo o processo acima descrito, fez com que Santo Antônio da Alegria fosse classicado no dia 16 de Maio de 2017 como Município de Interesse Turístico (M.I.T.). A partir de agora a cidade receberá verba para aplicá-la na infraestrutura local e fica sob responsabilidade dos novos administradores públicos o manuseio dos investimentos para que o turismo se concretize como a principal matriz econômica local.

Em um período de 03 anos, Santo Antônio passará por um processo de avaliação para verificar a aplicação da verba, caso o dinheiro esteja sendo bem investido, o município continuará na classificação de M.I.T.

O Site Descubra Santo Antônio da Alegria.com deseja a todos os pilares do turismo (setor público, setor privado e sociedade cívil), boa sorte! Que está oportunidade única seja bem aproveitada, gerando renda e aprimorando a economia local.



Imagem: Equipe Descubra Santo Antônio da Alegria.com / Comtur - 2014|2016
Fonte: Equipe Descubra Santo Antônio da Alegria.com /


Direitos de Imagem
Todas as imagens aqui contidas são de propriedade do site Descubra Santo Antônio da Alegria; do Comércio que anúncia sua marca e produto; e da Casa da Cultura Pedro Santiago Chocair. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização dos administradores do site, estando sujeito à penalidades da lei.


DESCUBRASANTOANTONIODAALEGRIA.COM - Versão 2.0 - 2015
© Todos os direitos reservados