Descubra Santo Antônio da Alegria
Notícias
Santo Antônio da Alegria se prepara para a tradicional "Festa do Congo", que acontece entre os dias 08 e 11 de setembro de 2017.

A Congada é considerada um desfile ou procissão, que reúne elementos africanos de Angola e do Congo. Trata-se de uma criação dos escravos negros no Brasil, tendo sofrido influência ibérica; no passado as entidades dos cultos africanos eram identificadas aos santos do catolicismo, desta forma a igreja, os senhores do engenho e autoridades aceitavam a manifestação cultural.

Composta por danças, cantos e músicas ela é encerrada na maioria das vezes na Igreja de Nossa Senhora do Rosário (protetora dos escravos), onde acontece a coroação do Rei do Congo e da Rainha Ginga de Angola.



Em Santo Antônio da Alegria a tradição existe faz décadas e atualmente é representada pelo "Terno de Congo Irmãos Paiva" e pelo "Terno de Moçambique São Benedito", além de diversos outros que vem de cidades vizinhas e demais estados, para juntos realizarem aquela que é considerada "A Maior Festa de Congo do Brasil".


O evento este ano terá início na sexta-feira (08/09) e vai até segunda (11/09), que será feriado municipal na cidade. O local onde acontece é na Praça da Igreja do Rosário, com celebração de missas durante os quatro dias de festa, apresentações de ternos na sexta-feira e sábado a partir das 20:00 hrs, no domingo o dia todo e na segunda-feira a partir das 19:00 hrs, quando ocorrerá a descida das bandeiras dos santos padroeiros da congada.

Vale afirmar que os ternos desfilam durante os quatro dias pelas ruas da cidade em horários indeterminados. Prestigie!


Fonte: Descubra Santo Antônio da Alegria
Imagem: Leonardo Ferreira



Direitos de Imagem
Todas as imagens aqui contidas são de propriedade do site Descubra Santo Antônio da Alegria; do Comércio que anúncia sua marca e produto; e da Casa da Cultura Pedro Santiago Chocair. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização dos administradores do site, estando sujeito à penalidades da lei.


DESCUBRASANTOANTONIODAALEGRIA.COM - Versão 2.0 - 2015
© Todos os direitos reservados